Segunda-feira agitada no mercado financeiro! Enquanto o Ibovespa tenta encontrar um rumo em meio às incertezas globais, algumas empresas específicas chamam a atenção dos investidores. Vamos ao que interessa, sem rodeios.
BB Investimentos aposta na Ultrapar (UGPA3)
Para quem gosta de um swing trade, o BB Investimentos acena com uma oportunidade: recomendação de compra para as ações da Ultrapar (UGPA3) neste pregão. A justificativa? Um possível movimento de alta detectado pelos algoritmos do banco. Pra quem não sabe, swing trade é aquela operação que dura alguns dias ou semanas, buscando lucros no curto a médio prazo.
Vale lembrar que o sistema do BB Investimentos usa uma combinação de médias móveis pra tentar prever tendências. Quando a média móvel curta cruza a média longa, é sinal de possível mudança e, portanto, hora de agir. Mas, como tudo no mercado, não tem garantia de nada, viu?
Day Trade: B3 (B3SA3) no radar da Ágora
Se você prefere a adrenalina do day trade, a Ágora Investimentos está de olho na B3 (B3SA3) para compra. O objetivo é buscar um ganho de até 1,51% ainda hoje. No entanto, como o próprio nome diz, day trade é coisa rápida, pra quem acompanha o mercado de perto e topa correr riscos. A recomendação de venda da Ágora, para quem opera vendido, é a Brava Energia (BRAV3), buscando um retorno de até 1,47%.
Lembre-se: day trade é como andar de bicicleta em alta velocidade. Exige atenção, sangue frio e stops bem definidos pra não cair feio. E claro, nunca coloque em risco o que você não pode perder.
PagSeguro (PAGS) e Stone (STNE): Novos Tempos?
O setor de pagamentos, que bombou nos últimos anos, parece estar entrando em uma nova fase. O Morgan Stanley acredita que as recentes mudanças na gestão tanto da Stone (STNE) quanto do PagSeguro (PAGS), cujas ações são negociadas lá nos EUA, podem marcar um ponto de inflexão. Será?
A tese do banco é que o mercado está ficando saturado e, por isso, as novas lideranças precisam ser mais espertas na hora de investir o dinheiro das empresas. Em outras palavras, não adianta só mostrar números bonitos no balanço se a grana não estiver sendo usada pra garantir lucros no futuro. E, pelo visto, o Morgan Stanley não está muito confiante, já que reiterou a recomendação de “underweight” (exposição abaixo da média do mercado, o que equivale a uma recomendação de venda) para PagSeguro e retomou a cobertura de Stone também com “underweight”.
E o resto do mercado?
Enquanto isso, o mercado continua de olho no cenário externo. As declarações do ministro Haddad sobre a economia, as taxas de juros nos EUA e até um possível degelo na Groenlândia (quem sabe?) podem influenciar o humor dos investidores. O câmbio, claro, segue no radar, já que um dólar mais forte ou mais fraco pode impactar diretamente as empresas exportadoras e importadoras.
O Ibovespa, por sua vez, tenta se manter acima dos 165 mil pontos, mas a volatilidade continua alta. Então, a dica é: mantenha a calma, diversifique seus investimentos e, principalmente, não se deixe levar pelo “efeito manada”. Afinal, no mercado financeiro, quem segue a manada geralmente tem resultados abaixo da média.
Disclaimer: Este artigo tem fins informativos e não constitui recomendação de investimento. Cada investidor deve realizar sua própria análise e consultar um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão.